Antes, os candidatos ao ensino superior só precisavam de um exame com nota positiva. Agora, com as novas regras anunciadas pelo Governo, são necessários pelo menos dois exames.
No ano de 2019, foram cerca de 6.000 os alunos que tiveram apenas uma nota positiva num exame nacional. Caso a nova regra fosse aplicada na altura, estes candidatos ficariam automaticamente excluídos.
Se para Governo, esta é a medida mais “justa” e "equilibrada", para os alunos a medida vem dificultar ainda mais o acesso ao ensino superior.
As mudanças entram em vigor em 2025, o que significa que se aplicam aos jovens que estão, neste momento, no 10.º ano.
Este é um cenário que está a preocupar os institutos politécnicos, uma vez que se estima que o número de alunos a ingressar nessas instituições possa vir a decrescer consideravelmente.
A presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), Maria José Fernandes, frisou que “esta é uma medida que tem um impacto negativo para o sistema" e que vai "penalizar a dobrar o número miserável de alunos” que se tem vindo a candidatar nos últimos anos. Alertou ainda que as mudanças se vão fazer sentir com mais intensidade em zonas de menor densidade populacional.