País

Comunidade ismaelita é "muito pacífica, muito moderada, nada a ver com extremismos"

Jornalista do Expresso Hugo Franco conta a experiência com a comunidade durante uma reportagem, há 12 anos.

Polícia à porta do Centro Ismaili, em Lisboa
Loading...

Hugo Franco, jornalista do Expresso, conta, na sequência do ataque desta terça-feira ao Centro Ismaili, em Lisboa, a sua experiência durante uma reportagem sobre a comunidade ismaelita. O jornalista reforçou que é uma comunidade "pouco ou nada polémica".

Há 12 anos, o jornalista do Expresso fez uma reportagem com a comunidade ismaelita, durante 10 dias, no âmbito da inauguração de centros religiosos.

No Jornal das 12 da SIC Notícias, relata:

"São uma comunidade muito tranquila, muito pacífica, muito moderada, nada a ver com os extremismos de uma certa minoria do Islão".

Hugo Franco lembra ainda que no ano passado houve uma tentativa de ataque terrorista na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que acabou por não se verificar por ter sido travado a tempo. No entanto, há já um "histórico de planeamento" de ataque terrorista em Lisboa.

Ataque com faca no Centro Ismaili

Pelo menos duas pessoas morreram depois de um ataque com faca e várias pessoas ficaram feridas no Centro Ismaili, em Lisboa. O atacante é um afegão, que foi ferido pelas autoridades e encaminhado para o hospital. Ainda não se sabe se se trata de um ato isolado ou uma ação mais profunda e organizada.

Faltavam poucos minutos para as 11:00 quando um homem entrou no Centro Ismaili em Lisboa com uma arma branca.

À SIC, o líder da comunidade ismaelita avança que as vítimas mortais são duas portuguesas, funcionárias do Centro Ismaili. Desconhece-se se o agressor frequentava o local habitualmente.