País

Governo prepara maior investimento de sempre para manutenção de meios de defesa

O Presidente da República disse que é urgente fazer investimentos necessários na Defesa Nacional e Helena Carreiras, ministra da tutela, avançou o valor do investimento para os próximos 12 anos.

Loading...

O Presidente da República sublinha a urgência de Portugal fazer os investimentos na Defesa. A ministra da tutela, Helena Carreiras, disse esta quarta-feira que o Governo está a prever o maior investimento de sempre para manutenção de meios. Marcelo Rebelo de Sousa fez o reparo na terça-feira, sem nunca se referir ao episódio mais recente com o NRP Mondego, que ontem voltou a falhar mais uma missão.

O NRP Mondego saiu do Funchal com a missão de render os agentes da polícia marítima e os vigilantes que estão há mais de 20 dias nas Ilhas Selvagens. Mas antes de partir foi detetado fumo na embarcação.

“Ao fim de cinco milhas ao largo do Funchal, os dois geradores desligaram-se, os dois motores desligaram-se e o navio ficou em pontos que teve que de ser rebocado, isto demonstra bem que o NRP Mondego não está em condições operacionais”, disse Paulo Graça, advogado dos militares do navio, que recusaram participar numa missão há duas semanas.

Ministra não se pronuncia

Questionada acerca desta questão, a ministra da Defesa não quer especular. Não antes de ser conhecido o resultado da inspeção técnica ao NRP que está atracado no Caniçal.

Sobre o caso dos 13 militares, Helena Carreiras diz que o mais recente episódio não prova nada. No que toca à manutenção e reparação de embarcações. A ministra da Defesa sublinha que serão necessário 2.400 milhões de euros para os próximos 12 anos.