País

“O que vai acontecer a todas as pessoas que trabalham no Alojamento Local?”, questiona Rui Moreira

Rui Moreira desafia o Governo a fazer um estudo sobre o impacto do Alojamento Local no território e questiona o que acontecerá as empresas que dependem deste setor.

Loading...

O presidente da Câmara do Porto classificou as medidas apresentadas esta quinta-feira pelo Governo como um desastre. Rui Moreira diz mesmo que o Executivo está a tirar competências às autarquias.

O autarca referiu-se sobretudo à medida que limita as licenças para o Alojamento Local e questionou que impacto terá nas empresas e noutros setores que dele dependem.

“O que vai acontecer a todas as pessoas que trabalham no Alojamento Local? Para essas não há recuo. O Governo esqueceu-se de fazer um estudo do impacto das externalidades e, portanto, estamos muito preocupados que vá criar desemprego e um conjunto de falências nos setores que dele dependem”, afirmou.

Rui Moreira espera que o Executivo tenha em conta todos esses aspetos e desafia a realização de um estudo sobre os impactos do Alojamento Local no território, ironizando que o estudo provavelmente será feito na Universidade Nova, em Lisboa, e não no Porto.

“Peçam para fazer o estudo. Já sei que não vai ser numa Universidade do Porto, mas façam um estudo sobre os impactos do Alojamento Local no território, numa determinada rua, efeito no emprego, nos restaurantes…”, disse.

No dia em que o Executivo completa um ano de governação, o primeiro-ministro António Costa e os ministro Marina Gonçalves e Fernando Medina apresentaram a nova versão do programa Mais Habitação.