País

Criminalidade juvenil: cada vez mais novos e mais violentos

Foram reportados quase 1.700 casos, mais de 500 em relação ao ano anterior. Há três anos que a delinquência juvenil não para de crescer.

Criminalidade, Justiça
Loading...

A criminalidade juvenil aumentou mais de 50% no ano passado. Esta segunda-feira, um jovem de 18 anos foi baleado no pescoço durante uma rixa num parque infantil da Amadora.

A Polícia Judiciária está a investigar o caso e procura identificar e deter os quatro suspeitos, todos jovens. Segundo o relatório anual de Segurança Interna a criminalidade juvenil, entre os 12 e os 16 anos tem vindo a aumentar nos últimos anos.

O secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Paulo Vizeu Pinheiro, explica que este aumento da criminalidade passa por problemas sociais, com desequilíbrios económicos.

"A montante, há problemas que são problemas sociais, que têm a ver com desequilíbrios económicos, no acesso à educação, que tem a ver com o desacompanhamento de famílias desestruturadas, tem a ver com o narcotráfico. E, portanto temos de olhar para esta perspetiva: na perspetiva da saúde, da formação e do emprego".

Foram reportados quase 1.700 casos, mais de 500 em relação ao ano anterior. Há três anos que a delinquência juvenil não para de crescer. Agora, há cada vez mais jovens, em particular raparigas, suspeitas de pertencerem a grupos criminosos organizados.

Estes grupos, são os principais responsáveis pelo aumento do crime de tentativa de homicídio no país.