País

Novo aeroporto de Lisboa tornou-se um caso de “emergência nacional”

Bento Aires, membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, diz que “estamos há décadas a adiar a decisão” e pede rapidez na execução do novo aeroporto.

Aeroporto
Loading...

Bento Aires, membro do Conselho Diretivo Nacional da Ordem dos Engenheiros, diz que a escolha do local para o novo aeroporto de Lisboa transformou-se numa “emergência nacional” e que a decisão deve ser tomada o mais breve possível.

Andamos há décadas a adiar a decisão de construir o novo aeroporto em Lisboa. Chegamos ao ponto em que é uma emergência nacional conseguirmos efetivamente executar e tomar uma decisão sobre a localização”, afirma Bento Aires.

O membro da Ordem dos Engenheiros diz que, “se estivesse por dentro do processo”, a “rapidez de execução” seria uma prioridade na escolha do local.

Há nove opções em cima da mesa

A comissão técnica independente revelou uma lista com nove localizações para o novo aeroporto de Lisboa. O anúncio foi feito, ao final da tarde desta quinta-feira, por Rosário Partidário, coordenadora-geral da Comissão. As nove localizações incluem as cinco definidas pelo Governo - Portela + Montijo; Montijo + Portela; Alcochete; Portela + Santarém; e apenas Santarém -, foram adicionadas quatro opções:

  • Portela + Alcochete;
  • Pegões;
  • Portela + Pegões; e,
  • Rio Frio + Poceirão.

Algumas autarquias já demonstraram otimismo em relação à escolha.