Os pedidos de audição urgente à secretária-geral do SIRP e ao diretor do SIS são debatidos e votados esta quarta-feira na Assembleia da República. Em causa, está o caso da recuperação do computador do ex-adjunto do ministro João Galamba.
Os pedidos foram apresentados por todos os partidos, à exceção do PCP. O PAN pediu ainda a audição do ministro das Infraestruturas, João Galamba, e do ex-adjunto, Frederico Pinheiro. O Chega quer ouvir a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.
Os pedidos foram dirigido ao presidente da comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o deputado social-democrata Fernando Negrão
O PSD pede também que o tema seja falado também na audição ao Conselho de Fiscalização do SIRP, que decorre esta quarta-feira, a propósito de outro assunto. Nessa audição são ouvidos a presidente Constança Urbano de Sousa, ex-ministra da Administração Interna que se demitiu depois dos incêndios de 2017, assim como Joaquim da Ponte e Mário Belo Morgado, antigo secretário de Estado da Justiça.
O Conselho pediu esta terça-feira, por iniciativa própria, esclarecimentos sobre a atuação do SIS na recuperação do computador. António Costa garante que não foi nenhum membro do Governo a dar a ordem de intervenção.