País

IL lamenta "momento e forma" como Carla Castro apresentou demissão da bancada parlamentar

IL lamenta "momento e forma" como Carla Castro apresentou demissão da bancada parlamentar
ANTONIO PEDRO SANTOS

Presidente do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal, Rodrigo Saraiva, refere que a deputada não tinha manifestado "qualquer desconforto" prévio. Carla Castro demitiu-se na quinta-feira.

A deputada da Iniciativa Liberal Carla Castro demitiu-se, na quinta-feira, de vice-presidente da bancada parlamentar. O presidente do grupo parlamentar da IL lamenta "o momento e a forma com que decidiu apresentar a demissão", "não atendendo aos alertas" do partido. No entanto, agradece o contributo no exercício de funções.

Em comunicado, Rodrigo Saraiva, presidente do grupo parlamentar da Iniciativa Liberal informa que, após a comunicação da decisão de deixar o cargo, Carla Castro foi convidada a "ponderar a decisão". Para setembro estava prevista uma "reorganização das funções" do grupo parlamentar e dos deputados, foi recordado na reunião.

"Foi-lhe igualmente explicado o potencial impacto externo, nomeadamente num momento em que o partido e o grupo parlamentar tinham estado sob forte pressão pública nas horas precedentes. E que, especialmente e naquele momento, estava também já prevista uma declaração ao país do Senhor Presidente da República relativa à crise política institucional que Portugal atravessa, não se sabendo inclusivamente se o país estaria em vias de entrar num novo período eleitoral", acrescenta na nota.

Nesse sentido, Carla Castro foi informada das "consequências e da leitura política" da sua demissão para o partido e para o grupo parlamentar.

Questionada sobre se se mantinha noutros cargos, como o que exerce no Conselho de Administração da Assembleia da República, Carla Castro optou por se demitir apenas da vice-presidência do grupo parlamentar, é ainda referido.

A demissão foi "formalizada na manhã desta sexta-feira" e "divulgada publicamente". O responsável da Iniciativa Liberal considera que Carla Castro "não atendeu aos alertas que foram formulados, sobretudo tendo em conta o contexto político que se vive".

Apesar de agradecer o contributo enquanto vice-presidente do grupo parlamentar, Rodrigo Saraiva lamenta "o momento e a forma "com que decidiu apresentar a demissão, "sem que prévia e institucionalmente tivesse manifestado qualquer desconforto com as situações agora invocadas".

Saída do cargo

A deputada da Iniciativa Liberal Carla Castro anunciou no Twitter que abandonou a vice-presidência da bancada parlamentar do partido, uma vez que não se está a verificar um "efetivo exercício" do cargo em termos de “participação na estratégia, comunicação e gestão”.

Explicou que decidiu comunicar a decisão por "sentir um dever de informação", reiterando ser "muito importante a união", que deve ser o centro da ação da IL.