País

Problemas no Júri de Exames não afetam realização das provas de aferição, garante Ministério

O Ministério da Educação garantiu, nesta segunda-feira, que a realização das provas de aferição está assegurada e que se irá manter o calendário previsto, apesar de responsáveis pela classificação das provas terem posto o seu lugar à disposição.

Computadores
Computadores
Canva

Na véspera do arranque das provas de aferição em formato digital e a cerca de um mês do início dos exames nacionais, vários responsáveis do Júri Nacional de Exames anunciaram que tinham posto o lugar à disposição.

A informação começou a circular na tarde desta segunda-feira nas redes sociais e, questionado pela Lusa, o gabinete de imprensa do Ministério da Educação garantiu que "tem estado a acompanhar a situação das estruturas do Júri Nacional de Exames (JNE), estando envolvido na procura de soluções que venham a garantir o pleno funcionamento daquelas estruturas".

"No quadro atual, a realização das provas de aferição encontra-se assegurada cumprindo-se a calendarização prevista", acrescentou a tutela.

Entretanto, segundo a edição online do Diário de Notícias, já houve pedidos de demissão feitos por responsáveis pelos exames da zona Norte, Centro e Lisboa que representam 27 dos 35 agrupamentos de exames existentes no país.

Loading...

Pela primeira vez as provas de aferição vão ser feitas em formato digital. No entanto, os diretores das escolas e a Associação Nacional de Professores de Informática denunciam que não estão reunidas as condições para os alunos fazerem as provas em computador.

A primeira prova de aferição em formato digital será feita entre 16 e 26 de maio pelos alunos do 8.º ano à disciplina de Tecnologias de Informação e Comunicação. O calendário há muito que é conhecido, mas só no final da semana passada as escolas souberam que houve alterações ao que estava planeado.

Até à semana passada, estava previsto que era realizado num browser. Na quinta de manhã, receberam indicações que era numa app instalada num computador. Uma mudança feita em cima da hora que criou problemas.