País

Listas de espera no SNS: SIM acusa Governo de incompetência

Loading...

As longas listas de espera para consultas ou cirurgias no Serviço Nacional de Saúde estão a deixar em suspenso milhares de pessoas que precisam de cuidados.

O Sindicato Independente dos Médicos diz que o problema das listas de espera, que estão a deixar milhares de pessoas em suspenso, resulta da incompetência do Governo.

Na SIC Notícias, Jorge Roque da Cunha lembra que a falta de investimento na saúde já está a fechar serviços e hospitais no país.

"Antes de mais é um problema de incompetência. Estamos a falar de sete anos de uma governação do Partido Socialista (...). Por essa incompetência passa essa falta de investimento. Portugal é, em termos dos países da União Europeia, dos que menos investe em recursos públicos no Serviço Nacional de Saúde".

As longas estão a deixar em suspenso milhares de pessoas que precisam de cuidados.

Há pelo menos 153 utentes no hospital da Guarda que esperam que lhes seja marcada a primeira consulta de cardiologia.

O tempo de espera, em média ultrapassa os 1193 dias, mais de três anos. No hospital de Évora, Faro, Braga e Leiria há quem espere pela primeira consulta há dois anos ou mais, conforme a especialidade.

O tempo de espera recomendado pelo próprio Serviço Nacional de Saúde nestes casos não deveria ultrapassar os cinco meses.

Últimas Notícias
Mais Vistos
Mais Vistos do