Ana Gomes, comentadora SIC, diz que a atuação do SIS na recuperação do computador de Frederico Pinheiro pode ter sido ilegal. Ainda assim, a comentadora da SIC sustenta que os serviços secretos agiram com base numa narrativa falsa.
“Eu até percebo o SIS. Tendo-lhe sido dada a narrativa, que pelos vistos estava errada, de que podiam estar em causa infraestruturas críticas, cabos submarinos, etc… Pelos vistos nada disso lá estava [no computador portátil]”, disse no habitual espaço de opinião na SIC Notícias.
Ana Gomes defende que, em caso de dúvida, “mais valia” o SIS “ter agido do que não ter agido”. Mas reconhece que os serviços secretos estão agora “num problema porque podem ter agido na base de uma narrativa falsa”.
A comentadora deixa ainda críticas ao conselho de fiscalização do SIS, acusando-o de “excesso de zelo”.
“Com o próprio conselho de fiscalização do SIS num de excesso de zelo também a descredibilizar-se. Porque nem sequer ouviram a pessoa que foi vítima, digamos, da intervenção. E que no fundo é uma pessoa que, tudo indica, está a ser cilindrada pura e simplesmente porque recusou alinhar na mentira.”
Afirma ainda que o ministro João Galamba foi “mal preparado” para a audição da comissão parlamentar de inquérito e que as “contradições foram muitas”.