Caso Galamba

Montenegro pede demissão de Galamba e secretária-geral do SIRP

Luís Montenegro diz que o primeiro-ministro, António Costa, recusou a sua sugestão para que assumisse as responsabilidades no caso da atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro
O presidente do Partido Social Democrata (PSD), Luís Montenegro
JOSÉ COELHO

O presidente do PSD, Luís Montenegro, defendeu esta sexta-feira a demissão de João Galamba, ministro das Infraestruturas, e de Graça Mira Gomes, secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP).

Em causa está a exoneração de Frederico Pinheiro e denúncias contra o ex-adjunto por violência física no Ministério das Infraestruturas e um alegado furto de um computador portátil, caso que está a ser investigado pelo Ministério Público.

Loading...

Luís Montenegro, que falou na quinta-feira com o primeiro-ministro, diz que António Costa recusou a sua sugestão para que assumisse as responsabilidades no caso da atuação do Serviço de Informações de Segurança (SIS).

Por isso, defende que o primeiro-ministro fica isolado e é o unico responsável pelo impacto na reputação do serviço de informações.

O presidente do PSD, Luís Montenegro
Loading...

Na audição parlamentar na comissão de inquérito à gestão política da TAP, na quinta-feira, o ministro das Infraestruturas, João Galamba, afirmou que quem lhe disse, em 26 de abril, para contactar os serviços de informações foi o secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro, António Mendonça Mendes.

Galamba disse ainda que reportou ao primeiro-ministro, já perto da 01:00 de 27 de abril, os acontecimentos no Ministério, adiantando que lhe contou que tinha sido feito um telefonema ao SIS, chamada que aconteceu horas depois de uma primeira tentativa de contacto que o chefe do executivo não atendeu.

O ministro confirmou a versão transmitida na véspera pela sua chefe de gabinete - que terá sido Eugénia Correia a falar com o SIRP (Sistema de Informações da República Portuguesa), tendo depois sido contactada pelo SIS --, mas garantiu que não lhe transmitiu qualquer instrução para ligar às 'secretas'.

Montenegro pede demissão de secretária-geral do SIRP

O líder do PSD disse ainda a António Costa que a secretária-geral do Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP), a embaixadora Graça Mira Gomes, deve ser demitida.

“(...) tomei a iniciativa de transmitir ontem da parte da manhã [quinta-feira] ao senhor primeiro-ministro que considero que a senhora secretária-geral do SIRP deve ser substituída”.

Loading...

Líder do PSD diz que ou o Governo se demite ou tem de ser demitido

O presidente do PSD considera que perante o atual panorama político ou o Governo de António Costa se demite ou é demitido e, caso uma destas situações suceder, está "pronto" para ir a votos e ganhar.

"As regras da democracia são claras com o atual panorama ou o governo se demite ou o governo é demitido", afirmou Luís Montenegro numa declaração na sede do PSD, no Porto.

E acrescenta:

"Eu quero dizer ao país que se uma destas duas coisas acontecer o PSD está pronto para ir a votos, para ganhar eleições e para governar Portugal".

Perante a insistência dos jornalistas, o social-democrata diz que os portugueses percebem bem que não cabe ao PSD uma responsabilidade que não é sua, ou seja, demitir o Governo PS.

“Eu não tenho votos suficientes no Parlamento para poder demitir o Governo, para poder criar um momento eleitoral por minha iniciativa”, vinca.