País

Saída de pediatras coloca em risco urgência de Viseu

Com a saída de quatro pediatras do Hospital de Viseu, o serviço de urgências pode estar em causa. O ministro da Saúde, Manuel Pizarro, espera a resolução do problema.

Loading...
A falta de médicos pediatras em Viseu está a colocar em causa a escala do serviço de urgência. A confirma-se o encerramento pontual do serviço, os utentes podem ser obrigados a percorrer quase 100 quilómetros até ao serviço de urgência de Coimbra.

O problema agravou-se nas últimas semanas, quando quatro médicos pediatras abandonaram a equipa do Centro Hospitalar Tondela Viseu , que admite agora dificuldades em preencher a próxima escala para o serviço urgência.
Com estas baixas o funcionamento de 24h fica ainda mais condicionado quando parte da equipa tem isenção de fazer serviço noturno. Para Manuel Pizarro, ministro da Saúde, este é um problema que alguém tem de resolver.
Viseu é já referência para o hospital da Guarda em relação a várias especialistas, sendo a obstetrícia uma delas. Chegam várias grávidas transferidas da Guarda por falta de profissionais nas equipas, agora com a carência de pediatras na equipa de Viseu, a obstetrícia terá igualmente dificuldade, já que para nascer uma criança tem de haver pediatra presente.
Ainda sem soluções à vista, aos utentes de Viseu resta olhar para Coimbra, cidade a 100km, num caminho por uma IP3 há largos anos em obras de requalificação.
A administração do Centro Hospital de Tondela Viseu garantiu que tem a decorrer um concurso para a contratação de dois profissionais de saúde, mas a SIC sabe que não há garantias que as vagas sejam preenchidas.