O plano do Governo de gestão das maternidades durante o verão entre esta quinta-feira em vigor. Até setembro, das 41 unidades existentes (incluindo três privadas), apenas 27 maternidades públicas vão funcionar em pleno - a maioria no norte do país.
Nas regiões de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve haverá condicionamentos: nove unidades vão encerrar em dias pré-agendados e, segundo as previsões, vão funcionar de forma alternada. Duas maternidades vão estar fechadas devido a obras.
A maternidade das Caldas da Rainha encerra já a partir desta quinta-feira para obras, durante quatro a cinco meses. Em agosto será a vez da maternidade do Hospital Santa Maria, que estará encerrada entre nove meses e um ano. O acompanhamento das grávidas será assegurado pelo hospital de Leiria e de São Francisco Xavier, respetivamente.
Os dias dos constrangimentos podem ser confirmados através da infografia disponibilizada pelo SNS.
"Nascer em Segurança": o plano de funcionamento das maternidades no verão
A Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS) divulgou esta quinta-feira o plano de funcionamento das maternidades do país, para o período de verão. Sabe-se que duas maternidades vão fechar para obras e nove vão funcionar com dias de encerramento agendados.
O plano "Nascer em Segurança" para o verão deste ano foi criado devido à falta de profissionais no SNS e diz respeito ao período entre junho e setembro.

Há maternidades que fecham apenas alguns dias, entre junho e setembro, dias esses que já estão pré-agendados e há também aqueles em que o INEM tem indicações para orientar grávidas em trabalho de parto diretamente para os privados, com os quais há convenção com o SNS.
- Maternidade de Santarém;
- Maternidade Vila Franca de Xira;
- Maternidade Beatriz Ângelo;
- Maternidade Professor Doutor Fernando Fonseca (Amadora-Sintra);
- Maternidade Garcia de Orta;
- Maternidade Barreiro-Montijo;
- Maternidade de São Bernardo, Setúbal;
- Maternidade São Francisco Xavier - vai ter apenas alguns dias de encerramento, em junho e julho.
- Maternidade de Portimão;
Ainda assim é pedido às grávidas que, antes de se dirigirem às maternidades, liguem para o SNS24 para receberem orientações sobre o serviço e bloco de partos mais próximo, de portas abertas.