País

Temperaturas elevadas deixam bombeiros de Albergaria-a-Velha em alerta

O comandante dos bombeiros de Albergaria recorda o incêndio de 2022, no concelho, em que ardeu em sete horas a mesma área que 12 anos antes tinha ardido em dois dias.

Loading...

Em dia de avisos, por causa das temperaturas altas, os bombeiros estão em alerta. Em Albergaria-a-Velha, no distrito de Aveiro, a manhã deste sábado foi de tranquilidade, mas com os meios sempre prontos a arrancar caso seja necessário.

A manhã calma deixou os operacionais em modo de espera. A previsão era de temperaturas altas e de humidade baixa e com o aviso meteorológico amarelo aumentou também o risco de incêndio.

O cenário deste sábado ainda não exigiu reforço de meios, com voluntários. Mas, assim que surgir um fogo florestal está uma equipa pronta a arrancar nos bombeiros de Albergaria-a-Velha. A zona mais preocupante do concelho são as freguesias serranas onde há três aldeias já seguras.

O grande incêndio de 2022

O comandante dos bombeiros de Albergaria recorda, em entrevista à SIC, o incêndio de 2022, no concelho, em que ardeu em sete horas a mesma área que 12 anos antes tinha ardido em dois dias. Albano Ferreira pede mais prevenção e uma fiscalização mais forte da limpeza de terrenos.

Neste sábado, a máxima em Albergaria-a-Velha rondava os 30 graus e as temperaturas vão manter-se altas ao longo de toda a semana. O preocupante vento de Leste, que costuma trazer focos de incêndio até esta região, pode aparecer, mas de forma moderada para o meio da semana.