Trinta jovens embarcam a 3 de setembro num voo parabólico, que simula as condições de ausência de gravidade do espaço, com partida da base aérea militar de Beja, numa iniciativa da agência espacial portuguesa PT Space, foi anunciado nesta quinta-feira.
A iniciativa, que se repete este ano após um voo inaugural em 16 de setembro de 2022, o primeiro em Portugal, também com 30 adolescentes, destina-se a estudantes dos ensino básico e secundário.
Os novos finalistas - 20 rapazes e 10 raparigas - foram selecionados após quatro meses de provas eliminatórias, indicou em comunicado a PT Space, que promove a iniciativa "Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia".
Os adolescentes, que vão experimentar no espaço aéreo português a sensação de ausência de gravidade sentida pelos astronautas na órbita da Terra, ou mesmo a sensação da gravidade da Lua e de Marte, seguirão a bordo de um avião Airbus adaptado e operado pela empresa francesa Novespace, que realiza anualmente vários voos parabólicos para fins científicos ou comerciais.
À segunda edição da "Zero-G Portugal - Astronauta por um Dia" candidataram-se 552 jovens.
As provas eliminatórias, que mimetizam à nanoescala o processo de seleção de um astronauta, avaliaram várias competências dos candidatos, como criatividade, perceção espacial, memória, aptidões físicas e capacidades de comunicação.