País

Buscas no PSD: Ventura diz que PS "teme" que investigação seja alargada a todos os partidos

O líder do Chega criticou as acusações, tanto do PSD, como do PS, feitas ao modus operandi da Justiça, acrescentando que "desconsidera" o trabalho do Ministério Público.

Loading...

O presidente do Chega acusa o PS e o PSD de desconsiderarem a justiça em Portugal. André Ventura diz que o Partido Socialista teme que a investigação se alargue a todos os partidos.

“Sempre que todos são afetados, a justiça está a funcionar, quando o PS e o PSD são afetados, tem que se mudar a justiça e tem que se mudar os seus protagonistas”, considerou André Ventura.

O deputado do Chega já tinha afirmado esta semana que esta investigação devia ser alargada a todos os partidos, pois se trata de práticas que envolvem dinheiros públicos que deviam ser bem geridos.

Por sua vez, Rui Rio já considerou que as buscas feitas a sua casa, por suspeita de uso indevido de dinheiro do Parlamento, foram para manchar a sua imagem.

André Ventura desconsiderou essa opção e afirmou que isso é “desconsiderar” a justiça.

“Dizer que o Ministério Público está a atuar com o único objetivo de prejudicar a imagem de um antigo líder ou de fazer uma perseguição política e desconsiderar absolutamente a nossa justiça nesta matéria”, apontou.

Da mesma forma, para André Ventura, a indignação ou passividade do PS também “dá ideia" de que “não está a cumprir a lei e que teme que estas investigações ou que estes desenvolvimentos judiciais possam abranger ou afetar em breve”.

A Polícia Judiciária mobilizou na quarta-feira cerca de 100 inspetores e peritos para buscas na casa do ex-presidente do PSD Rui Rio e na sede nacional do partido, por suspeitas dos crimes de peculato e abuso de poderes.

As operações de busca na sede do PSD duraram até à madrugada desta quinta-feira. Em causa estão suspeitas do uso indevido de dinheiro do Parlamento para pagar salários a 11 funcionários do partido. Rui Rio opta agora pelo silêncio, depois de várias declarações à imprensa junto à sua casa no Porto.