
O cofundador da Altice Armando Pereira vai prestar declarações esta tarde interrogatório sobre as sobre as suspeitas em torno de negócios da Altice Portugal. Ao que a SIC apurou está indiciado de 15 crimes de corrupção e de branqueamento de capitais, entre os quais seis de corrupção ativa no setor privado, um de corrupção passiva no setor privado e quatro de branqueamento de capitais.
Já o fundador da Altice, Hernâni Vaz Antunes, está indiciado por mais de 20 crimes no âmbito da operação Picoas. Armando Pereira e Hernâni Vaz Antunes são os principais arguidos do processo que investiga um alegado desvio de 250 milhões de euros da Altice Portugal.
Magalhães e Silva confirmou que Armando Pereira "vai prestar declarações" perante o juiz Carlos Alexandre sobre a investigação do Ministério Público (MP) e da Autoridade Tributária (AT). A este interrogatório seguir-se-á o de Hernâni Vaz Antunes.
De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do MP, a operação desencadeada na quinta-feira, que levou às três detenções, contou com cerca de 90 buscas domiciliárias e não domiciliárias, entre as quais instalações de empresas e escritórios de advogados em vários pontos do país.
Em causa está, alegadamente, uma "viciação do processo decisório do Grupo Altice, em sede de contratação, com práticas lesivas das próprias empresas daquele grupo e da concorrência", que apontam para corrupção privada na forma ativa e passiva.
As autoridades destacam ainda que a nível fiscal o Estado terá sido defraudado numa verba "superior a 100 milhões de euros".
A investigação indica também a existência de indícios de "aproveitamento abusivo da taxação reduzida aplicada em sede de IRC na Zona Franca da Madeira" através da domiciliação fiscal fictícia de pessoas e empresas.
Entende o MP que terão também sido usadas sociedades offshore, indiciando os crimes de branqueamento e falsificação.Nas buscas, o DCIAP revelou que foram apreendidos documentos e objetos, "tais como viaturas de luxo e modelos exclusivos com um valor estimado de cerca de 20 milhões de euros".