A Comissão de Recrutamento e Seleção para a Administração Pública (CReSAP) vai repetir o concurso para diretor-geral da Saúde, segundo um aviso hoje publicado em Diário da República. Os motivos da repetição do concurso não foram ainda divulgados.
No texto hoje publicado, a CReSAP anuncia a repetição do aviso de abertura "pelo prazo de dez dias úteis a contar da publicitação no seu sítio eletrónico" do concurso para recrutamento e seleção para o cargo de diretor-Geral da Saúde.
O aviso inicial de abertura de concurso tinha sido publicado em Diário da República no início de junho, dias depois de se ter demitido o então subdiretor-geral da Saúde, Rui Portugal, que estava a substituir a diretora-geral da Saúde durante as férias, e seis meses depois de Graça Freitas ter anunciado publicamente que pretendia deixar o cargo.
Apesar de Graça Freitas ter anunciado em dezembro a intenção de não continuar no cargo, o Ministério da Saúde só no início de maio enviou à CReSAP o pedido para abertura de concurso.
Dias depois de Rui Portugal se ter demitido, o médico de saúde pública André Peralta Santos foi nomeado subdiretor-geral da Saúde, em regime de substituição.
Candidatos ao cargo
Na corrida ao cargo para substituir Graça Freitas está André Peralta Santos, o atual subdiretor geral da Saúde, Rui Portugal, antigo subdiretor geral da Saúde que foi nomeado em agosto de 2022 e que se demitiu no fim de maio. e Carla Araújo, médica especialista em medicina interna.
Numa entrevista ao jornal Público em fevereiro, Rui Portugal manifestou-se disponível para apresentar uma candidatura à CREeSAP.
"Tenho currículo, experiência local, regional, nacional e internacional que mo permite (...) acho que posso dar um contributo muito significativo, quer no discurso quer na agenda", afirmou.
Carla Araújo, médica especialista em medicina interna, confirmou a 21 de junho a oficialização da candidatura ao cargo de Diretora Geral da Saúde.