O Ministério dos Negócios Estrangeiros garante esta segunda-feira que está a acompanhar a situação dos cidadãos portugueses na Grécia, onde um incêndio florestal que lavra no norte da ilha obrigou à retirada de milhares de pessoas durante a madrugada.
A Embaixada de Portugal em Atenas garante, numa nota à comunicação social, que acompanha a situação dos incêndios florestais e que “está a prestar todo o apoio necessário aos portugueses” que se encontrem no país.
Da mesma forma, a Embaixada encarregou-se de contactar todos os que estão registados naquela secção consular. Neste momento, a embaixada em Atenas está em contacto com 19 portugueses, sendo três residente no território.
Grécia em chamas
A Grécia está a ser atingida por uma das mais longas ondas de calor das últimas décadas. Este domingo os termómetros ultrapassaram os 46ºC em alguns lugares.
Vários incêndios florestais estão ativos nas ilhas e no continente helénico.
Na ilha de Dodecaneso, as chamas lavram pelo sétimo dia. Dois helicópteros e dois bombardeiros tentam combater as chamas.
Este sábado, as autoridades realizaram uma grande operação de evacuação na ilha de Rodes no sábado. Cerca de 19 mil pessoas foram retiradas por prevenção.