País

Elisa Ferreira concorda com sugestão de Costa para a criação de um PRR permanente

A comissária europeia falou durante a apresentação do relatório anual da União Europeia sobre o Estado das Regiões e Cidades, elaborado pelo Comité das Regiões e divulgado esta segunda-feira em Bruxelas.

Loading...

A comissária Elisa Ferreira concordou esta segunda-feira com a sugestão de António Costa para a criação de um PRR permanente, que apoie reformas e investimentos. A Comissária com a pasta da Coesão e Reformas diz que a União Europeia precisa de um orçamento mais robusto.

"Se o Primeiro-ministro português disse isso [PRR permanente] mas há todo um conjunto de trabalhos, de investigação. Todos os grupos de discussão convergem na necessidade da União Europeia ter de facto uma capacidade orçamental ao nível dos desafios que tem que tem de enfrentar e para reagir a crises, nomeadamente, a crise climática. E nós precisamos de ter capacidade de resposta a nível europeu. É um assunto que está na agenda, e está com premência acrescida", afirmou a comissária europeia, durante a apresentação do relatório anual da União Europeia sobre o Estado das Regiões e Cidades, elaborado pelo Comité das Regiões e divulgado em Bruxelas.

Na Cimeira Europeia, o primeiro-ministro português disse que a União Europeia deve ser uma casa comum a todos os países e avançou que não há uma data definida para a adesão de novos membros.

Apesar de "a recuperação ter sido muito assimétrica", dependendo dos países, a Comissão sublinhou como "positivos" os resultados da política que permitiu, no quadro 2014/2020, apoiar 2,4 milhões de empresas, contribuindo para a criação de 350 mil novos postos de trabalho.

Na apresentação do relatório, Elisa Ferreira sublinhou ainda a importância de contar com os municípios e as regiões para "dar visibilidade" aos resultados da política de coesão que, exemplificou, "mobilizou 1,3 mil milhões de euros para apoio aos refugiados da Ucrânia", no sinal "concreto e tangível da solidariedade da UE".

A apresentação do relatório marcou o arranque da 21.ª Semana Europeia das Regiões e das Cidades, que este ano decorre sob o lema "Regiões prósperas, Europa forte" e que contará com cerca de sete mil participantes de todos os países da UE, envolvidos em 308 eventos.

Com LUSA