País

Eurosorteio: Marcelo promulga diploma, com uma sugestão

Está dada a luz verde à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para explorar o mais recente sorteio europeu. O "Eurosorteio" é um novo jogo de apostas destinado a um público mais jovem.

Eurosorteio: Marcelo promulga diploma, com uma sugestão
Canva

O Presidente da República promulgou esta quinta-feira o “Eurosorteio”, o novo jogo da Santa Casa destinado a um público mais jovem, mas deixou uma sugestão: que as receitas sejam canalizadas para a prevenção e tratamento de comportamentos aditivos.

Cerca de um mês depois de um estudo ter mostrado que há cerca de 100 mil portugueses que apresentam sintomas por causa do vício em raspadinhas, Marcelo Rebelo de Sousa promulgou o diploma que dá luz verde à Santa Casa da Misericórdia de Lisboa para explorar o mais recente sorteio europeu.

Numa nota publicada na página da Presidência, Marcelo apresenta, no entanto, uma sugestão: que as receitas sejam canalizadas para a prevenção e tratamento de comportamentos aditivos.

“Não obstante a recentemente evidenciada problemática da adição ao jogo, que deveria normalmente levar a menor e não a maior oferta, bem como a experiência passada em que novos jogos provocaram uma queda de outros anteriores, mas considerando igualmente os objetivos eminentemente sociais das receitas recolhidas pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que deveriam também ser canalizadas para o tratamento e prevenção de comportamentos aditivos, o Presidente da República promulgou o diploma do Governo que cria o jogo social do Estado denominado «Eurosorteio» e autoriza a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa a proceder à respetiva exploração em regime de exclusividade para todo o território nacional”.

O “Eurosorteio” será a maior lotaria europeia desde a criação do Euromilhões, há quase 20 anos, e os prémios serão divididos em valores mensais. O lançamento está previsto para o dia 6 de novembro.

100 mil pessoas apresentam sintomas

De acordo com o estudo, este tipo de jogo afeta proporcionalmente mais mulheres do que homens, ao contrário do que acontece noutras modalidades de jogo. A probabilidade de vício aumenta também com a idade, já que quem tem mais de 66 anos joga mais.

Nota também para o facto de um vício nunca vir só, isto porque quem tem problemas com dinheiro gasto em raspadinhas fuma mais e bebe mais álcool.

Loading...