A qualidade da alimentação em Portugal está a piorar devido à subida da inflação. Produtos essenciais custam atualmente o dobro, o que leva os portugueses a fazer escolhas menos benéficas. Teme-se que a médio prazo esta perda de qualidade tenha um impacto preocupante sobre a saúde.
Alimento básicos, como a pescada, a laranja ou o arroz, custam atualmente o dobro do que custavam há um ano e meio. E na última semana, o preço do cabaz de alimentos essenciais voltou a aumentar.

Os preços dos alimentos mudam frequentemente, os aumentos têm sido constantes. O azeite é, segundo o cabaz alimentar da DECO Proteste, o quarto alimento que mais aumentou de preço desde fevereiro de 2022. Surge atrás do arroz carolino, da laranja e da pescada fresca.
No Dia Mundial da Alimentação, a SIC Notícias perguntou aos especialistas se é possível comer saudável sem gastar muito dinheiro.

Optar por produtos da época, por exemplo, pode sair mais barato. Outra coisa que poderá fazer é comparar o preço por quilograma de alimento ou comprar avulso.