País

Ricardo Salgado faz exames neurológicos: o que se segue?

Ricardo Salgado voltou esta segunda-feira ao Instituto de Medicina Legal, para realizar exames neurológicos. A defesa do ex-banqueiro pediu a perícia independente para provar que Salgado sofre de Alzheimer e não tem capacidade de se defender em tribunal.

Loading...

Apoiado mais uma vez pela mulher, Ricardo Salgado passou a manhã a ser avaliado por um neuropsicólogo. A bateria de exames é longa, o que faz com que o antigo banqueiro tenha ainda que voltar esta semana a fazer o percurso entre a casa de Cascais e o Instituto de Medicina Legal de Lisboa.

Concluídos os exames, os resultados seguirão para o colégio de peritos forenses de Coimbra, que depois terão cerca de um mês para fazer chegar o relatório final aos juízes do chamado caso EDP.

O julgamento em que Salgado é acusado de ter corrompido o ex-ministro Manuel Pinho começou na semana passada, mas a pedido da defesa,
sem o antigo homem forte do BES no banco dos réus.

Depois de dois anos de recusas de vários juízes, a defesa conseguiu por fim autorização para a perícia que irá avaliar se Ricardo Salgado sofre mesmo de Alzheimer e de que forma a doença pode interferir na sua capacidade para testemunhar, de memória e de compreender o julgamento.

Ainda este mês, Salgado deverá ser sujeito a uma outra perícia, ordenada num processo cívil que corre em Cascais.