Todos os distritos do continente estão sob aviso laranja devido à chuva, vento e agitação marítima. A precipitação poderá ser mais intensa ao final da manhã, em especial na região Centro, adianta o climatologista Mário Marques, que refere também que a próxima semana deverá ser de chuva, sobretudo nas regiões mais a Norte.
"Poderemos ver durante o resto da manhã um agravamento da situação (...) Olhando para a imagem de satélite, podemos ver que o fluxo já está a começar a afetar novamente as regiões a Norte do Mondego", começa por explicar Mário Marques.
Questionado sobre se a situação na região de Lisboa se poderá assemelhar à que ocorreu em dezembro do ano passado, o climatologista afasta a hipótese de um cenário semelhante, ainda que requeira algum cuidado.
"Penso que não é uma situação semelhante, é uma situação em que deveremos ter de facto cautela e devemos estar preparados para fazer face às ocorrências, mas é bem diferente do ano passado".
O sol deverá voltar esta sexta-feira e, na próxima semana, "a chuva irá regressar, não nos moldes nem na severidade que temos vindo a assistir nos últimos dias, mas este é um padrão que eventualmente poderá estender-se para vários dias, sobretudo nas regiões mais a Norte, a partir de próxima segunda-feira", refere Mário Marques.
O climatologista do Plano Clima alerta também para "um sistema depressionário que irá afetar os Açores na sexta-feira, mas que depois poderá ter o seu fluxo para Sudeste e que poderá também afetar de alguma forma, com alguma severidade, o arquipélago da Madeira e depois, na segunda-feira, o Algarve".