Terminado

País

"O pior já passou" por cá, depressão Aline está já na vizinha Espanha

A passagem da depressão Aline por Portugal trouxe chuva, vento e agitação marítima, deixou ruas e estruturas inundadas e algumas árvores caídas. Às 19:00, o balanço da Proteção Civil dava conta de 3.470 ocorrências e sete desalojados (cinco no Porto e dois em Palmela). O pior parece já ter passado, mas a partir de domingo o estado do tempo volta a piorar.

Todo o direto

O liveblog termina aqui

Obrigada por nos ter acompanhado. Boa noite.

Dois desalojados em Palmela

"O pior já passou" por cá, depressão Aline está já na vizinha Espanha

Lusa

A passagem da tempestade Aline provocou dois desalojados em Palmela, distrito de Setúbal, que foram acolhidos em casa de familiares, adiantou a Proteção Civil.

"A somar aos cinco desalojados de ontem [quarta-feira] em Fontainhas, no Porto, temos também dois desalojados em Palmela. As habitações ficaram danificadas pelo vento, nomeadamente no telhado. Foram também já acompanhados pela Câmara Municipal e foram colocados em casas de familiares", disse o comandante nacional da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), André Fernandes.

Avenida Gustavo Eiffel no Porto reabriu às 19:20 nos dois sentidos

"O pior já passou" por cá, depressão Aline está já na vizinha Espanha

Lusa

A Avenida Gustavo Eiffel, no Porto, foi reaberta ao trânsito, em ambos os sentidos, pelas 19:20, revelou fonte da câmara municipal, assinalando, contudo, que a via interna, na zona crítica da escarpa, terá circulação condicionada.

A circulação na via marginal de acesso ao Porto foi cortada ao trânsito na segunda-feira, tal como a Avenida D. Carlos I, na zona da barra do Douro, devido a previsões meteorológicas que apontavam para um agravamento do estado do tempo.

Família realojada no Porto fica definitivamente em habitação municipal

"O pior já passou" por cá, depressão Aline está já na vizinha Espanha

Lusa

A família do bairro dos Moinhos, no Porto, que teve de deixar a sua habitação, foi alojada definitivamente pela Domus Social.

À Lusa, a Câmara do Porto adiantou que foi atribuída uma "casa definitiva" à família que vivia no Bairro dos Moinhos, na zona das Fontainhas.

Segundo a autarquia, no Seminário de Vilar pernoitaram apenas três membros, "por decisão da própria família".

Depressão Aline em Portugal: aviso laranja em todos os distritos

Mais de 2.200 ocorrências até às 17:00

"O pior já passou" por cá, depressão Aline está já na vizinha Espanha

Lusa

O comandante Elísio Pereira, oficial de operações da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), disse à Lusa que desde o início do dia até às 17:00 registaram-se 2.203 ocorrências, das quais 1.022 na região de Lisboa e Vale do Tejo, a mais afetada pela passagem da depressão Aline.

No mesmo período, foram registadas 380 ocorrências na região Centro e 318 na região Norte, com "tendência para abrandar", pois "verifica-se uma diminuição do número de ocorrências", relacionadas principalmente com "inundações, limpeza de vias e quedas de árvores", explicou.

"Não temos informação de qualquer registo vítimas", afirmou Elísio Pereira.

"Das 12:00 às 13:30 houve um avolumar de ocorrências, depois elas têm aumentado, mas já com uma percentagem menor do que foi sentido à hora do almoço, que foi quando caiu a maior precipitação", acrescentou.