País

Marcelo garante que só se pronunciará acerca da situação política do país na quinta-feira

O chefe de Estado deu um passeio por Belém na terça-feira à noite, mas resistiu às investidas dos meios de comunicação social que o questionaram sobre os acontecimentos que levaram à demissão de António Costa.

Loading...

O Presidente da República saiu do Palácio de Belém, durante a noite de terça-feira, para dar uma caminhada e foi acompanhado por vários jornalistas que o questionaram acerca da demissão de António Costa e do situação política nacional.

O chefe de Estado resistiu às investidas da comunicação social e recusou-se a responder a quaisquer questões acerca da situação política do país. Garantiu apenas que falaria ao país na quinta-feira depois da reunião do Conselho de Estado.

Esta quarta-feira, Marcelo Rebelo de Sousa vai ouvir os oito partidos com assento parlamentar para uma eventual dissolução do Parlamento. Segundo uma nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet, os partidos serão ouvidos "na sequência do pedido de demissão do primeiro-ministro e, designadamente, também nos termos do disposto na alínea e) do artigo 133.º da Constituição".

Esta norma constitucional estabelece que compete ao Presidente da República dissolver a Assembleia da República, ouvidos os partidos nela representados e o Conselho de Estado. O Presidente receberá os partidos no Palácio de Belém por ordem crescente de representação parlamentar - Livre, PAN, BE, PCP, Iniciativa Liberal, Chega, PSD e PS - em reuniões agendadas para entre as 11:00 e as 19:00.

Com Lusa