O Governo português informou que os oito cidadãos sinalizados pelas autoridades já saíram da Faixa de Gaza e estão a caminho do Cairo. São dois cidadãos nacionais e seis familiares.
Em comunicado, o Executivo informou ainda que prosseguem as diligências para retirar uma menor - autorizada a sair - cujos familiares morreram no bombardeamento que matou três portugueses em Gaza.
“Não foi possível até ao momento devido a dificuldades de comunicação com os seus familiares”.
Nota ainda para uma cidadã palestiniana, com residência em Portugal, que optou por permanecer em Gaza.
A saída destes oito cidadãos aconteceu através da passagem de Rafah, que está aberta para a saída de cidadãos estrangeiros de Gaza para o Egito.
“Tratou-se de uma operação complexa levada a cabo pelas autoridades egípcias, em articulação com as autoridades israelitas, coadjuvadas por uma equipa portuguesa que se deslocou esta manhã à fronteira para auxiliar na retirada”, lê-se no comunicado.
O repatriamento destes cidadãos ficará a cargo do Estado português, que vai assegurar alojamento e transporte até ao território nacional.
A saudação de Marcelo
Entretanto, ao início da tarde desta sexta-feira, numa curta nota, o Presidente Marcelo saudou “a saída de Gaza de oito cidadãos sinalizados pelas autoridades portuguesas, dois compatriotas e seis familiares, sublinhando as diligências da diplomacia portuguesa com este resultado positivo".
[Notícia atualizada às 14:48]