O relatório da comissão técnica independente (CTI) sobre a localização do novo aeroporto de Lisboa será conhecido esta terça-feira. Em cima da mesa estão nove opções, algumas mais bem posicionadas que outras.
O jornalista da SIC José Manuel Mestre explica que o Montijo é uma das opções mais bem posicionada nos critérios de distância e rapidez em executar o projeto, uma vez que já tem estudos de impacto ambiental.
Se o projeto for para manter a Portela como aeroporto principal, Montijo também ganha destaque, no entanto é uma opção que terá de ser abandonada para se fazer um aeroporto novo.
Vendas Novas tem condições para, daqui a três anos, ter uma via duplicada da pista sem necessidade de criar estruturas ou custos associados. As acessibilidades são também fatores muito importantes a ter em conta pela CTI.
O resultado do relatório será analisado pelo Governo, que tomará depois uma decisão. Não se sabe se esta decisão será tomada ainda neste Executivo ou se terá de passar para o próximo. Sabe-se que António Costa, primeiro-ministro e ministro das Infraestruturas, irá estar presente na apresentação do relatório, na tarde desta terça-feira.