A reinserção social é uma das apostas da Comunidade Vida e Paz para que os utentes voltem a adquirir competências pessoais e profissionais. As Comunidades Terapêuticas dispõem de um programa de tratamento destinado às pessoas em situação de sem-abrigo que querem mudar de vida.
O trabalho corre ao ritmo possível, como a vida cheia de sobressaltos. Nesta equipa, todos já passaram pela rua. Bruno viveu quase uma década sem destino. Pediu ajuda está há seis meses, no centro da Quinta Tomada, da Comunidade Vida e Paz, a tentar “polir” uma vida cheia de feridas.
Bruno contou à SIC que decidiu pedir ajuda porque já “estava farto daquele modo de vida” e sentia que estava a precisar de voltar a recuperar a sua “essência”.
Pedir ajuda é decisivo, mas até dar o passo, é preciso coragem.
Dar ferramentas para olhar para dentro é uma das principais abordagens da terapia. As oficinas fazem o resto. Os formadores são um pilar amigo, ajudam a superar etapas.
Junhy Santos atravessou o Atlântico para fugir da canábis, mas ela veio atrás. Longe da família, escreve para se libertar. A poesia é, agora, uma aliada que funciona como terapia. O caminho pela frente é mais um desafio, que assusta.