A fila já estava formada mesmo antes da chegada da carrinha com a comida. Para muitos, recorrer a associações como a Legião da Boa Vontade é a única forma de conseguir uma refeição.
Esta instituição distribui, todos os fins de semana, cerca de duzentas refeições.
"A nível de refeições é assim. A gente desenrasca-se. Ou o almoço ou o jantar esperamos que nos venham trazer a comida", conta um sem-abrigo.
Número de sem-abrigo subiu expressivamente
Há mais de 20 anos que a Legião da Boa Vontade prepara kits de comida para as pessoas em situação de sem abrigo. Os alimentos são conseguidos através de doações.
O número de sem abrigo aumentou quase 80% nos últimos quatro anos. Segundo a instituição, há menos portugueses na rua, mas há um aumento de pessoas provenientes da Ásia.
As Instituições pedem ajuda para conseguirem combater o problema. Há momentos em que as refeições esgotam na primeira paragem. A ajuda não está a conseguir acompanhar as necessidades.