País

Prisão de Caxias tem apostado na olaria, projeto já formou 53 reclusos

A ministra da Justiça gostaria que, até final do mandato, os primeiros reclusos fossem transferidos do estabelecimento prisional de Lisboa para Tires. Até 2027, todos serão transferidos para outras prisões.

Loading...

Nesta reforma estão incluídas as boas práticas nas prisões para a reinserção no mundo do trabalho. A prisão de Caxias dá o exemplo. Não há tentativas de esconder os erros. Com as mãos, as vidas desfeitas vão ganhando forma.

Vários foram os reclusos que disseram à SIC que as peças de cerâmica que têm contruído têm sido aquilo que os faz ganhar ânimo, dedicando-se com bastante trabalho à elaboração delas.

Peças que competem com outras cerâmicas no mercado. Nos últimos dois anos foram criados 182 projetos. 53 reclusos participaram em práticas de recrutamento inclusivo. O trabalho é o pilar da reinserção.

Na prisão de Caxias, o barro vai sendo moldado. Um exemplo a replicar, tendo em conta que no país 12.300 pessoas estão privadas de liberdade, em 49 estabelecimentos prisionais.

Para a ministra da Justiça, desativar o estabelecimento prisional de Lisboa irá contribuir para melhorar respostas. O Orçamento do Estado do próximo ano conta com 56 milhões de euros para a reinserção dos serviços prisionais.