Nesta reforma estão incluídas as boas práticas nas prisões para a reinserção no mundo do trabalho. A prisão de Caxias dá o exemplo. Não há tentativas de esconder os erros. Com as mãos, as vidas desfeitas vão ganhando forma.
Vários foram os reclusos que disseram à SIC que as peças de cerâmica que têm contruído têm sido aquilo que os faz ganhar ânimo, dedicando-se com bastante trabalho à elaboração delas.
Peças que competem com outras cerâmicas no mercado. Nos últimos dois anos foram criados 182 projetos. 53 reclusos participaram em práticas de recrutamento inclusivo. O trabalho é o pilar da reinserção.
Na prisão de Caxias, o barro vai sendo moldado. Um exemplo a replicar, tendo em conta que no país 12.300 pessoas estão privadas de liberdade, em 49 estabelecimentos prisionais.
Para a ministra da Justiça, desativar o estabelecimento prisional de Lisboa irá contribuir para melhorar respostas. O Orçamento do Estado do próximo ano conta com 56 milhões de euros para a reinserção dos serviços prisionais.