Esta manhã, os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam entre 18 horas, no Hospital Beatriz Ângelo, em Loures, e uma hora no Hospital Garcia de Orta, em Almada.
Às 22:00 de quarta-feira, os tempos médios de espera para doentes urgentes nos hospitais da região de Lisboa variavam entre as mais de oito horas, no Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), e os 47 minutos, no Garcia de Orta, em Almada.
De acordo com os dados do Portal do Serviço Nacional de Saúde, às 7h30 de hoje em Lisboa:
- serviço de urgência geral do hospital Beatriz Ângelo - 38 doentes com pulseira amarela (urgente) com um tempo médio de espera de 18 horas e 21 minutos, enquanto o tempo recomendado é de 60 minutos.
- serviço de urgência geral do hospital de Santa Maria, que pertence ao Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, o tempo médio de espera era de 11 horas e 28 minutos (39 pessoas).
- hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra), o tempo médio de espera era de 9 horas e 55 minutos, estando àquela hora 44 pessoas com pulseira amarela no serviço de urgência central.
- hospital São Francisco Xavier, o tempo de espera era de 3 horas e 01 minutos (02 pessoas),
- hospital São José o tempo de espera era de 1 hora e 18 minutos (duas pessoas)
- hospital Garcia de Orta (Almada), o tempo de espera era de 1 hora e 29 minutos (12 pessoas).
Na região do Porto:
- no Hospital de Santo António o tempo de espera para doentes urgentes era de 8 horas e 20 minutos, mas cerca das 07:30 estava apenas um pessoa à espera para ser atendida.
- No Hospital S. João, o tempo médio de espera era de 1 hora e 38 minutos para doentes urgentes
- no Hospital Pedro Hispano, em Matosinhos, o tempo de espera para doentes urgentes era de 3 horas e 32 minutos (08 pessoas à espera).
- No Hospital Eduardo Santos Silva, em Vila Nova de Gaia, estavam à espera na urgência polivalente 16 pessoas com pulseira amarela, com tempo de espera de 2 horas e 22 minutos.
A triagem de Manchester, que permite avaliar o risco clínico do utente e atribuir um grau de prioridade, inclui cinco níveis: emergente (pulseira vermelha), muito urgente (laranja), urgente (amarelo), pouco urgente (verde) e não urgente (azul).
Nos casos de pulseira amarela, o primeiro atendimento não deve demorar mais de 60 minutos, e no caso da pulseira verde a recomendação é que não vá além de 120 minutos (duas horas).