Na Madeira, as festas de despedida do ano velho começam este sábado. É a noite de vestir o traje de gala e dançar até às seis da manhã em hotéis e restaurantes.
Pode parecer estranho, mas os madeirenses preferem fazer a festa a 30 de dezembro e deixar a noite da passagem de ano para os turistas. O costume, que nasceu nos anos 60, esteve adormecido, mas voltou a ser moda. A ideia é estar em família, com os filhos, os pais e os avós, e fugir da multidão que enche a baixa do Funchal a 31 de dezembro.
E, por isso, na noite de sábado, serão muitos os jantares e as festas em restaurantes e jardins, quase todas temáticas, com preços de entrada acima dos 100 euros.
Nos hotéis, esta é a noite dos madeirenses e até o histórico Reid's contratou um grupo de artistas, em Manchester, para animar o jantar de gala. O grupo volta a atuar a 31 de dezembro num espetáculo que acaba antes do fogo de artifício. A empresa responsável pelo espetáculo pirotécnico promete surpreender com multimédia, mas sobretudo, com oito minutos de pirotecnia.
A apoteose será aos primeiros minutos de 2024, mas a festa, essa, começa este sábado para celebrar 2023.