País

Profissionais do Instituto de Socorros a Náufragos realizaram 403 salvamentos em 2023

Durante o ano passado, o ISN realizou 2 844 Exames Específicos de Aptidão Técnica a nadadores-salvadores, dos quais resultaram na certificação ou requalificação, de 1 512 destes profissionais.

Profissionais do Instituto de Socorros a Náufragos realizaram 403 salvamentos em 2023
Dirk Hoffmann / EyeEm

O Serviço de Salvamento Marítimo do Instituto de Socorros a Náufragos realizou, em 2023, 1.623 saídas com 27 embarcações, que resultaram no salvamento de 403 vidas, segundo um balanço esta quinta-feira divulgado pela Autoridade Marítima Nacional.

Numa nota, a Autoridade Marítima Nacional (AMN) destaca ainda, na atividade do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), a formação e incorporação de oito tripulantes na carreira de Técnicos de Embarcação Salva-vidas e o treino operacional da embarcação Unidade Auxiliar de Marinha 601 Vigilante.

Durante 2023, o ISN realizou 2 844 Exames Específicos de Aptidão Técnica a nadadores-salvadores, dos quais resultaram na certificação ou requalificação, de 1 512 destes profissionais.

O ISN efetuou ainda formações de suporte básico de vida, oxigenoterapia e trauma para membros da Polícia Marítima, militares em projetos de vigilância e outras entidades que solicitam ações de formação nessas áreas, assim como ações de sensibilização em praias.

No ano passado, outros dos organismos da AMN, a Direção de Combate à Poluição do Mar registou 10 relatos de poluição, com a necessidade de intervenção em dois dos casos.

À semelhança do ano anterior, esta direção realizou em 2023 o exercício anual de resposta a incidentes de poluição no mar "ATLANTIC POLEX.PT", na ilha da Madeira, que permitiu treinar a resposta a incidentes de poluição do meio marinho.

A AMN destaca também a participação nos grupos de trabalho da "European Maritime Safety Agency (EMSA)" e em diversos outros projetos, que serão concluídos no primeiro trimestre de 2024.

Em 2023, a Escola da Autoridade Marítima, através dos seus núcleos, ministrou em diversos cursos, nomeadamente o 1.º Curso de Especialização em Autoridade Marítima e a formação não só a agentes da Polícia Marítima, como a elementos da Marinha, GNR, PSP e Polícia Judiciária.

A Escola da Autoridade Marítima garantiu também os requisitos e as condições da execução de atividades formativas no âmbito do "10th Basic Training Programe", da agência europeia de controlo de fronteiras FRONTEX, dirigido a 51 formandos de diversos países.

A Autoridade Marítima Nacional salienta ainda a participação no projeto "SWAIMS", através do curso de futuros formadores, dirigido a 36 alunos, oriundos de 12 países costeiros da região do Golfo da Guiné.