País

TGV: Iniciativa Liberal vai votar a favor de "obra estrutural para o país"

O líder dos liberais, Rui Rocha, ainda criticou o PS de ter "arrastado os pés durante nove anos" e o PSD por ter hesitado. Os liberais querem que obra avance para "mais oportunidades de crescimento" no país.

Loading...

A Iniciativa Liberal disse esta terça-feira que vai votar a favor da proposta do PS para arrancar com o concurso para a linha de alta velocidade Porto-Lisboa.

“A Iniciativa Liberal tem sobre a matéria de alta velocidade uma posição muito clara já desde há muitos anos e estava incorporada no seu programa eleitoral de 2022, essa posição mantém-se e é favorável à alta velocidade, porque encurta as distâncias no país, aumenta a mobilidade, aumenta as oportunidades de crescimento do país”, explicou Rui Rocha, líder do partido liberal.

Mais. Rui Rocha aproveitou também para criticar o Partido Socialista, a quem aponta ter arrastado “os pés” durante nove anos e também ao Partido Social Democrata que “nos últimos tempos parece ter hesitado”.

"A Iniciativa Liberal avança para alta velocidade com a convicção que é uma obra estrutural para o país", concluiu Rui Rocha.

O primeiro-ministro defendeu que o concurso da primeira fase da obra deve ser lançado o mais rápido possível. Luís Montenegro preferia que fosse o próximo Governo a decidir.

No entanto, o PSD já se retratou e Montenegro disse que nunca seria um entrave ao desenvolvimento do país e acusa o Governo de ser incompetente e de não estar preparado.

É a segunda vez que Portugal se candidata a estes fundos europeus para a linha de alta velocidade.

Na primeira, não foi aprovada porque entendia a Comissão Europeia, o projeto estava ainda nunca fase muito inicial. O Governo acredita que o lançamento do concurso público internacional vai ajudar na aprovação.