País

Centro Croi de Satão apela à adoção responsável: "Neste momento temos já 110 cães e 28 gatos"

São já 85 os animais adotados neste centro de recolha intermunicipal, que foram recolhidos das ruas após terem sido abandonados nos concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira e Sátão.

Loading...

Os número de adoções de animais continua a ser muito inferior ao número de abandonos. O Centro de recolha do Sátão, no distrito de Viseu, tem agora mais de 100 cães e 30 gatos e uma lista de espera de dezenas de pedidos.

São já 85 os animais adotados neste centro de recolha intermunicipal, que para aqui são trazidos por terem sido abandonados nos concelhos de Mangualde, Penalva do Castelo, Aguiar da Beira e Sátão.

“Neste momento temos já 110 cães e 28 gatos, mas há muita gente à espera, que nos pede recolher animais. Em 2023 fizemos 174 esterilizações. Há cães que ainda não estão identificados, apesar de ser obrigatório”, esclarece o presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz.

A lista de espera para recolha é elevada porque as adoções não correm ao mesmo ritmo dos abandonos.

“Se não trabalharmos as adoções não vamos conseguir libertar espaço, para que novos cães possam também ter essa possibilidade de ser recolhidos, tratados, vacinados e devolvidos à população pela via da adoção”, afirma o vereador da Câmara de Mangualde, Rui Costa.

Nas redes sociais o Croi Sátão, como é conhecido este centro recolha de animais, esclarece todas as dúvidas para quem quiser adotar um animal, ou então presencialmente todos os sábados de manhã.

200 mil euros de custos anuais

Em 2023, foram recolhidos das ruas mais de 400 cães e gatos abandonados.

Depois do investimento na infraestrutura, os quatro municípios assumem mais de 200 mil euros anuais de custos, além dos recursos humanos. Do estão chega uma comparticipação de cerca de 5 mil euros.