País

Programa de Governo? "É muito diferente dos que tive dos Governos anteriores", diz Marcelo

O Presidente da República diz que do que leu, “na diagonal”, do Programa de Governo de Luís Montenegro pode desde já concluir que “é muito diferente” daqueles que foram apresentados por Governos anteriores. Mas há algo que vai ser fundamental, avisou.

Programa de Governo? "É muito diferente dos que tive dos Governos anteriores", diz Marcelo
RODRIGO ANTUNES

À saída do Liceu Camões, onde esta quinta-feira foi o alvo dos ativista pelo clima, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa fez breves considerações sobre o Programa de Governo de Luís Montenegro, que estava a ser discutido no Parlamento. Diferente, foi assim o chefe de Estado descreveu o documento.

Apesar de não ter tido ainda tempo de ler com atenção - “já li na diagonal” - o Programa de Governo, Marcelo disse ser “muito, muito, muito o programa eleitoral” mas, por outro lado, é também “muito diferente dos programas que tive dos Governos anteriores”.

Loading...

Recusando responder se por isso é melhor ou pior, o chefe de Estado disse que “se é bom, só abrindo o melão”, mas tem “uma característica”.

“Tradiconalmente [os programas] são genéricos, aqui como há uma escolha de medidas urgentes é feito de dois programas: um mais geral e abastrato para quatro anos, e outro programa muito imediato com medidas urgentes para os próximos meses”.

E é nessas medidas “do pacote mais urgente”, que deve ser aplicado “até ao verão, é aí que se vai ver a eficácia e capacidade do Governo”, incluindo para o diálogo.

Porque, concluiu Marcelo, "um governo minoritário tem naturalmente que na Assembleia da República para debater projetos e propostas, tem de fazer diálogo. A estabilidade é uma realidade que se constrói".

Loading...