País

Símbolo da expansão marítima portuguesa, a Fortaleza de Sagres é o monumento mais visitado do Algarve

É o símbolo da ligação entre o Infante D. Henrique e a própria vila de Sagres, outrora considerada "o fim do mundo". Visitá-la é viajar pela expansão portuguesa, com o mar de fundo e a mão na consciência.

Loading...

A Fortaleza de Sagres é o monumento mais visitado do Algarve. Tem um centro multimédia que explica a expansão marítima portuguesa.

Situada em pleno Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, a fortaleza é símbolo da ligação entre o Infante D. Henrique e a própria vila de Sagres, outrora considerada "o fim do mundo". Visitá-la é viajar pela expansão portuguesa, com o mar de fundo e a mão na consciência.

Mas é neste centro expositivo multimédia, inaugurado em novembro de 2022, que o passado e o presente se encontram. A experiência interativa tem atraído novos visitantes e também já convenceu os mais antigos.

À semelhança de outros fortes, este também não escapou ao sismo de 1755, perderam-se, logo aí, as muralhas originais. Estas foram intervencionadas pela última vez em 2014. Estão previstas mais remodelações ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência, mas, para já, a aposta é no interior.

Ao todo 18 funcionários, mas seriam precisos muitos mais para acompanhar a movimentação diária neste promontório sagrado onde a terra acaba e o mar começa. Só em 2022 passaram pelo forte quase 500 mil turistas.

Mais Vistos do