País

Procuradora-Geral da República aceita ir ao Parlamento dar explicações

Os deputados aprovaram esta quarta-feira de manhã um requerimento para ouvir Lucília Gago no Parlamento. A PGR já se mostrou disponível para dar explicações, mas pede que a audição decorra depois de aprovado o relatório anual de atividades do Ministério Público.

Procuradora-Geral da República aceita ir ao Parlamento dar explicações
MIGUEL A. LOPES/Lusa

A Procuradora-Geral da República (PGR) transmitiu, esta quarta-feira, a disponibilidade para ser ouvida no Parlamento, depois de os deputados terem aprovado esta manhã os pedidos de audição do Bloco de Esquerda e do PAN.

Em resposta à Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, Lucília Gago pediu que a audição se realizasse depois de concluído o relatório anual de atividades do Ministério Público, que deverá estar pronto "dentro de escassas semanas". Os deputados tinham convidado a Procuradora a estar no Parlamento no dia 10 de julho, pelas 15:00 horas, antes das férias parlamentares.

O Parlamento aprovou, esta quarta-feira, o pedido do Bloco de Esquerda para ouvir Lucília Gago na Comissão de Assuntos Constitucionais acerca da atuação do Ministério Público, com os votos favoráveis do PS, PSD, CDS-PP, IL, PAN e BE. O Chega absteve-se e o Livre o PCP não estiveram presentes. Ao que tudo indica, a audição de Lucília Gago deverá decorrer à porta aberta.

A atuação da Procuradora-Geral da República tem sido alvo de fortes críticas nos últimos meses, sobretudo por causa da Operação Influencer, que levou à queda do anterior governo.