País

Duas empresas e oito milhões de euros: os negócios de Luís Bernardo sob suspeita

Para além da empresa Wonder Level Partners, o Ministério Público também está a investigar a First Five Consulting, que também se dedica à consultoria de comunicação, e é liderada por João Tocha, próximo de Luís Bernardo.

Loading...

Luís Bernardo, antigo assessor de Sócrates, Guterres e Carrilho, terá faturado quase quatro milhões de euros em concursos públicos. O Ministério Público investiga também outras empresas com negócios acima de oito milhões e que estariam ligadas a Luís Bernardo.

A equipa que bateu à porta da Wonder Level Partners, empresa de Luís Bernardo, foi à procura de papéis sobre uma série de contratos públicos ganhos na última década. Mas esta não é a única empresa sob suspeitas.

O Ministério Público também está a investigar a First Five Consulting, que também se dedica à consultoria de comunicação, e é liderada por João Tocha, próximo de Luís Bernardo.

O mandado de buscas, citado pelo Observador, indica que o Ministério Público está a investigar, entre as duas empresas, negócios que lhes valeram 8,2 milhões de euros entre 2012 e 2024.

Deste valor, 3,6 milhões terão sido faturados pela empresa de Luís Bernardo. A fatia maior terá sido da consultora de João Tocha.

O Ministério Público suspeita que as duas empresas terão feito parte de um esquema de falsa concorrência, de forma a passar por cima das regras da contratação pública e garantir contratos para um ou para outro.

Há suspeitas de corrupção, prevaricação, abuso de poder e participação económica em negócio. Num processo a cargo do Departamento Central de Investigação e Ação Penal e que, na quinta-feira, levou a uma enorme operação de buscas da Polícia Judiciária.