Dois grupos de jovens - ingleses e neerlandeses - envolveram-se em confrontos na zona da Oura, em Albufeira, depois do jogo do Euro de futebol. É o mais recente episódio de desacatos a envolver turistas naquela cidade.
As imagens captadas durante o jogo já mostravam a multidão que na rua assistia à semi-final do Europeu. Por esta altura, ainda adeptos dos Países Baixos e de Inglaterra conviviam com a vitória ingleses. Entre provocações dos dois lados, a confusão rebentou.
A intervenção da patrulha da GNR conseguiu separar e dispersar os dois grupos de jovens, que fugiram sem ser identificados. Não houve detenções e a GNR não tem registo de queixas ou danos.
Para trás, nas ruas, ficaram os despojos de uma noite de copos. Esta quinta-feira de manhã, dos distúrbios restava apenas um sinal de trânsito quebrado.
Os comerciantes à volta não querem dar entrevistas, mas admitem ser cada vez mais difícil lidar com os turistas que frequentam a zona.
Têm-se multiplicado situações de exibicionismo e nudez, mesmo durante o dia, casos muitas vezes associados a despedidas de solteiros.
A autarquia voltou a reunir esta quinta-feira o conselho municipal de turismo e tem vindo a trabalhar com os empresários, associações e autoridades numa estratégia para limitar os excessos.
Já foi pedida também uma reunião à ministra da Administração Interna. A câmara diz que há cerca de 10 anos havia um efetivo de militares da GNR com mais de 180 pessoas em Albufeira. Neste momento, serão cerca de 120.
Estão também para ser lançadas duas campanhas de sensibilização, uma de cariz pedagógico e outra mais incisiva e focada nas situações consideradas intoleráveis.
O município quer ainda apoio da secretaria de Estado do Turismo para uma estratégia que permita convencer os operadores apostar em segmentos turísticos com outro perfil.