País

Serra da Estrela tem reservatório de água para ajudar no combate a incêndios

A Serra da Estrela tem este verão mais pontos de água que permitem reabastecimentos mais frequentes e rápidos em caso de incêndio. Um dos equipamentos é um reservatório de água localizado a 900 metros de altitude em pleno parque natural.

Loading...

É o primeiro de 10 reservatórios, está localizado em pleno parque natural da Serra da Estrela e vem colmatar a falta de pontos de água na zona de montanha. Exatamente uma das falhas apontadas pelo relatório de análise ao grande incêndio de há 2 anos. Este reservatório tem capacidade para 200 mil litros de água e pode abastecer meios aéreos e terrestres.

“Não precisamos de ter tantos veículos de abastecimento e de perder tanto tempo entre reabastecimentos. Em vez de termos 10 descargas de helicóptero por hora passamos a ter 15/20. Ao aumentarmos esta eficácia, esta frequência com que conseguimos fazer descargas nestas zonas, vamos aumentar também, de certeza, a eficácia do combate”, explica o comandante Luís Marques dos bombeiros voluntários da Covilhã.

O reabastecimento do reservatório é feito através de uma linha de água natural conduzida até aqui através de condutas. O investimento, a 900 metros de altitude, ultrapassa os 30 mil euros, no total, suportados pela autarquia que quer construir mais nove equipamentos deste género e espera conseguir financiamento.

“Nós estamos aqui a falar de um investimento que poderá ultrapassar os 600 ou 700 mil euros. Claro que alimentamos a esperança de o plano de revitalização da Serra da Estrela poder financiar, já não digo tudo, mas pelo menos parte substancial do custo de cada um dos reservatórios”, diz Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã.

O concelho da Covilhã é, para já, o primeiro a avançar com este tipo de equipamento. O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) apoia a ideia e deseja que outros sigam o exemplo.

“Se nós conseguirmos ter uma rede de infraestruturas, neste caso pontos de água, que consigam dar uma resposta rápida a um combate a incêndios florais, nós apoiaremos sempre a construção destas infraestruturas”, afirma Fátima Reis do ICNF.

Além do reservatório de água, a Câmara da Covilhã também já instalou bocas de incêndio de grande capacidade. Uma delas localizada junto ao miradouro da Varanda dos Carqueijais. O objetivo é chegar às 12 noutros locais da Serra da Estrela.