Vai nascer em Santarém o primeiro curso superior de produção bioindustrial de insetos em todo o mundo. É na Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Santarém e os alunos vão ter disciplinas como “Insetos na Nutrição Animal e Humana” e “Insetos como Biorremediadores e na Indústria”.
Trata-se de um curso técnico superior profissional, com a duração de dois anos, já aprovado pelo Governo. E as candidaturas estão abertas até dia 23 de agosto.
Este é um curso que nasce a partir da Agenda Mobilizadora InsectERA – uma das agendas para a Inovação Empresarial, do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) - que garante que este é o primeiro curso do género a nível mundial. O objetivo é tornar a cidade de Santarém no centro de um novo setor industrial.
Em comunicado, é explicado que vai ser criado em Santarém um ecossistema para desenvolver e alavancar, a nível internacional, o setor da produção de insetos – e que o novo curso pioneiro “é um importante passo” nesse sentido.
"Mais de 100 novos postos de trabalho"
O setor dos insetos deverá, de acordo com a agenda mobilizadora, gerar mais de uma centena de novos postos de trabalho em Santarém até ao próximo ano (sendo que os alunos do novo curso terão estágio assegurado nas empresas do setor instaladas na zona).
Para nascer está ainda o projeto “Insect Training Network”, uma rede de cursos superiores e de formações nesta área, liderada pela Escola de Saúde e Ciência do Instituto Universitário Egas Moniz, com o intuito de formar quadros para integrar empresas apoiadas pelo PRR.
Além disso, adianta a InsectERA, o curso vai também estar ligado a um novo centro de empreendedorismo a ser criado em Santarém, no âmbito da agenda mobilizadora do PRR, para fomentar a criação de novas empresas na área.