País

Entrevista SIC Notícias

Incêndio na Madeira: "Os meios que temos são adequados e suficientes", garante Proteção Civil

Pelas 9 horas da manhã, a Proteção Civil disse, à SIC Notícias, que estavam no terreno 77 operacionais e 25 veículos e garantiu que bombeiros estão "atentos a eventuais reacendimentos".

Loading...

O incêndio que atinge a Madeira desde quarta-feira da semana passada tem, pelas 9 da manhã desta segunda-feira, duas frentes ativas, "nomeadamente, nas zonas altas da Encumeada e na zona do Paul da Serra em direção à Ponta do Sol", que estão a causar "alguma preocupação", segundo disse, à SIC Notícias, o presidente do Serviço Regional de Proteção Civil da Madeira, António Nunes.

Pela hora que a Proteção Civil falou à SIC Notícias, estavam no terreno 77 operacionais e 25 veículos. Os bombeiros estão "atentos a eventuais reacendimentos", garantiu ainda, e sublinhou que os operacionais no local estão a "ver qual a melhor metodologia a adotar para prosseguir o combate".

Ao contrário do que dizem os moradores, António Nunes considera que os meios mobilizados são os adequados e suficientes e defende a forma como foi gerido o ataque inicial ao incêndio.

"Neste momento, os meios técnicos que nós temos são os adequados e suficientes para fazermos face àquilo que nos estamos a deparar".

E acrescentou:

"Não esgotámos a capacidade de meios que a Região Autónoma da Madeira detém para fazer face a uma situação com esta tipologia e dimensão".

A Proteção Civil disse, ainda, que pelas 19 horas será feito o ponto da situação relativamente aos desenvolvimentos deste que é o 6.º dia de incêndio.

"Não fujo de casa. Se morrer, morri": mesmo com as chamas à porta nem todos querem abandonar as suas casas