Mónica Gomes ficou surda há 17 anos e tem-se dedicado à criação de jogos didáticos para ajudar as pessoas surdas, mas também a comunidade a aprender a língua gestual. Os jogos e manuais são feitos à mão com materiais recicláveis.
A forma como Mónica encara o que lhe aconteceu há 17 anos diz muito da estratégia de vida que segue. Tem-se dedicado a criar jogos didáticos, ferramentas essenciais na aprendizagem da língua gestual.
São jogos para facilitar o ensino da comunicação através do gesto, feitos à mão com materiais recicláveis, resultado da criatividade e talento
Para nos dar a conhecer os projetos, Mónica, que percebe o que dizemos através da leitura dos lábios, conta com a ajuda das sobrinhas. São crianças sem limitações e a escolha não é por acaso.
A ideia destes jogos é aproximar dois mundos: o das pessoas que ouvem e o dos surdos e tudo começa na escola.
Licenciada em Língua Gestual Portuguesa, está agora a frequentar uma formação na área da educação como necessidades especiais.
Natural da Covilhã e residente em Idanha-a-Nova, Mónica gostaria de ver os seus jogos didáticos e manuais a serem utilizados em todas as escolas do país a bem da verdadeira inclusão.