País

Funchal passou a cobrar taxa turística: dois euros por pessoa em todos os tipos de alojamento

Quem vai de férias ao Funchal tem de pagar dois euros por noite. A taxa turística entrou em vigor este mês e aplica-se a todos os tipos de alojamento.

Loading...

O Funchal registou 10 milhões de dormidas em 2023 nos alojamentos turísticos e, para fazer face à pressão na cidade, a Câmara Municipal decidiu que era a altura de passar a cobrar taxa aos turistas. 

“O valor da taxa turística é 2 euros por noite por hóspede até ao máximo de sete noites. A receita total de um ano estima-se que varie entre 11 a 130 milhões de euros”, explica Cristina Pedra, presidente da câmara municipal do Funchal.

Esta receita será aplicada na limpeza urbana, no saneamento básico e na mobilidade e, segundo a presidente da autarquia, o assunto é pacífico. “Está tudo a correr com normalidade, ninguém estranha”, acrescenta. 

Mas, na rua, há turistas com experiências diferentes. A questão é saber para onde irá o dinheiro

 “Penso que a introdução da taxa não foi feita como deve ser, porque estamos num Airbnb e o proprietário não sabia quanto nos cobrar. Ele ia cobrar-nos a estadia toda e não parcialmente”, diz um turista.
“Não sei se vai para a cidade e se serve para a ajudar. Se sim, tudo bem. Não sei se o destino dessa taxa, mas, sim, não me incomoda. Como disse, estou habituada a isso no nosso país”, acrescenta outra turista.

A taxa será cobrada em todos os tipos de alojamentos turísticos localizados no concelho e, a partir de Janeiro, irá estender-se aos passageiros de cruzeiros que desembarquem no porto.

Nem todos concordam com esta fórmula. A associação que representa os hoteleiros defende uma taxa única para a Madeira. 

“Uma taxa global que seja única e aplicável na região no seu todo”, José Veiga de França, presidente da ACIF - câmara do Comércio.

A pressão está espalhada por todo o território e, por isso, o mais justo seria partilhar as receitas

“Destinando-se a fazer, digamos, a recuperação e a manutenção dos pontos turísticos com maior pressão e a recuperação dessa pressão turística feita e tratada em conjunto”, acrescenta José Veiga de França.

O Funchal é o segundo concelho da Madeira a aplicar a taxa turística. Em Santa Cruz a medida está em vigor há vários anos e foi muito contestada pelo PSD, o partido que gere o município do Funchal