O Navio-Escola Sagres está em doca seca para manutenção até à primavera do próximo ano. A SIC visitou o estaleiro onde está o navio que se aprende a navegar para seguir carreira na Marinha e que acaba de fazer 87 anos.
O casco deste que é o único navio português condecorado parece uma obra de arte. O Sagres está em doca seca para revisão de mastros, casco e tudo o que seja necessário para ficar ainda mais competitivo.
Todos os vestígios de vida marinha são retirados com um robô. O plano é dar velocidade ao navio. Mas a manutenção profunda não se fica por aqui: é preciso dar condições à tripulação.
A última manutenção em doca seca tinha sido em 2019. Com 87 anos acabados de completar, é tempo para reparar o navio que se tornou bandeira da Marinha Portuguesa.
Com guarnição completa transporta 138 elementos, mais 63 cadetes.
O Navio-Escola Sagres é embaixador de Portugal no mundo, dá apoio diplomático, participa em grandes regatas. Já visitou, ao longo de 62 anos ao serviço da Marinha Portuguesa, 62 países, 164 portos e 101 fundeadouros e fez três voltas ao mundo. A próxima pode acontecer já no próximo ano.
