País

Em Castro Daire, pastores recebem apoio do município para conseguirem alimentar os animais

A onda solidária depois dos incêndios de setembro continua. Em Vouzela, muitos produtores de gado continuam a receber apoio para conseguirem alimentar os animais.

Loading...

Um mês depois dos incêndios a esta base logística de Castro Daire continuam a chegar toneladas e tondela de alimento para os rebanhos. O fogo deixou a paisagem despida e a ajuda veio em boa altura.

Com milhares de hectares destruídos, e quase mil pequenos agricultores afetados pelos incêndios de setembro, a prioridade local foi impedir que os pastores desistissem da atividade.

“Nós temos apostado, claramente, numa marca muito forte do nosso concelho que é a última Rota da Transumância, que ganhou até um prémio mundial em Berlim este ano, logicamente que temos de tratar e apoiar a base de tudo isso que é o setor primário, o setor agrícola, porque sem esse setor forte não temos o nosso território valorizado. E esta é uma estratégia clara e tudo faremos para que este setor, para além de permanecer possa crescer”, explica Paulo Almeida, presidente da câmara de Castro Daire.

A onda solidária depois dos incêndios ainda não terminou e, a partir desta Associação, são distribuídos apoios para as dezenas de produtores.

Estes, ajudados pelo município de castro Daire com rações e fenos, não estão impedido de fazer candidaturas a apoios do estado até seis mil euros podem ser feitas até ao final do ano.