É uma espécie de trenó do Pai Natal antecipado. São 7:30, o sol ainda estava a nascer quando um avião aterrou na pista do aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, carregado de encomendas feitas nesta altura que juntam os descontos da Black Friday e a época natalícia.
“Já se começa a notar uma tendência de crescimento [nas encomendas]. Nós habitualmente aqui no Porto fazemos 11 mil envios por dia, mas nesta altura do ano é normal que chegue aos 14/ 15 mil envios por dia", explica Luís Rodrigues, responsável do centro de operações Norte.
Não há tempo a perder. As encomendas são descarregadas e depois é neste centro de logística que os envios são rastreados e classificados. Depois disso são distribuídos em Portugal e não só. A DHL importa e exporta para mais de 220 países e territórios
Além de um aumento das encomendas nesta época festiva face ao ano anterior as compras online também estão a ganhar terreno.
Entre estas encomendas estão seguramente presentes de Natal e apesar de não serem duendes estes funcionários trabalham afincadamente para que tudo chegue a tempo e horas. Mas para que isso aconteça há uma preparação que é feita muito antes desta azáfama.
“Nós habitualmente começamos no final do verão a preparar esta azáfama, portanto começamos a analisar tendências de envios, preparar necessidades de reforço das nossas equipas de primeira linha, em especial no caso das operações, tanto recursos de distribuição como de processamento de envios no terminal", diz Luís Rodrigues.
Chegaram pelo ar e vão ser distribuídas em terra em todo o território nacional até chegarem ao destinatário.